terça-feira, 28 de agosto de 2007

COMUNICAÇÃO de QUALIDADE e INDEPENDENTE.

Cozinhando estava, quando num instante veio a mente a tal da Pirâmide Normal do LEAD. Motivo de piada na aula da Verinha
Lucia Sommer de Redação Jornalística, porém muito produtiva.
Os Jornais Impressos, com a rapidez dos fatos, esquecem da essência do ato de escrever uma boa notícia. Para Clóvis Rossi a busca pela Notícia é "uma fascinante batalha pela conquista das mentes e coração de seus ALVOS". Será então uma árdua luta cotidiana com os fatores sociais que envolvem o jornalista que ao final tornan-se produtos a atingirem o público como se fosse uma flecha de cúpido?
O Lead, modelo estrangeiro de elaborar uma notícia, transforma muitas vezes um fato em mero acontecimento. Responde-se as perguntas básicas e... e... aonde fica o leitor? Acreditanto na primeira versão apresentada e resumida. Compreende-se que até ser publicada a notícia passa por várias outras pessoas e tem um limite de linhas para cada secção, mas não estamos brincando de jornalista, estamos exercendo a profissão Jornalista.
Quem comunica educa e não queremos o povo, a grande arma para mudar uma sociedade, sendo manipulado pela mídia. Será que não adaptamos ainda a livre comunicação depois da ditadura? E não é só a livre comunicação, é a comunicação de qualidade e independente.